2º dia de trabalho...

Mais um dia de ensaios corrido e cinco temas alinhavados - dois de Ernesto ( uma de "A New Blues" e outra do seu mais recente trabalho que foi lançado na passada semana unica e simplesmente no mercado Japonês), um inédito e duas versões (uma do vasto cancioneiro brasileiro e outra do património jazzistico universal).
Aparece mais um músico (e também radialista da RUC) Bruno Simões a tratar de algumas bases rítmicas.Curiosamente o mesmo Bruno Simões e Filipe Costa têm outro projecto com Afonso Rodrigues intitulado Sean Riley que apesar de trabalhar há alguns meses se vai apresentar numa curta primeira parte em formato "quase showcase" onde apresentarão em primeira mão temas que podiam ser fruto de uma pareceria entre Bob Dylan e Devendra Banhart.
Posto isto, a fasquia continua a subir e todos os envolvidos seguem em frente com poucas horas de sono e a cabeça cheia de acordes.Amanhã de manhã está encontro marcado para mais um dia de trabalho que se prevê bem longo e frutífero quanto baste.

informação do último reforço

FILIPE COSTA Especialidade: tráfico de marfim branco e negro, em forma de paralelepípedo. Missão: dar alma ao Hammond e ao Fender Rhodes, ao lado de Ernesto e Pedro Renato.
Ex-Bunnyranch, já tocou em palcos internacionais, actuou em palcos de teatro e ainda em museus.
Do blues ao jazz, da garagem ao sótão, sempre com uma energia etérea, ele é o Joker num concerto à partida imprevisível.

O Primeiro dia de Trabalho

É impressionante ver um concerto a nascer do nada.
Depois de um tremendo susto com o facto de Ernesto não ter trazido o pc com os sons electrónicos ao que ele respondeu "Se vamos trabalhar do nada, não quero interferir com os músicos e não quero que o PC possa competir com guitarras ou teclas" e nos desarmou.
Depois de se escolherem alguns temas do seu disco "A new Blues" para serem desconstruidos e reinterpretados, Jonatan lembrou que apesar de tudo tinha trazido algumas bases instrumentais e que em dois ou três temas era capaz de ser boa ideia usá-las.
O desafio foi prontamente aceite por Pedro Renato.
Ao chegar ao local de ensaio e já com muitos temas possiveis para se fazerem versões, tentando conciliar o gosto de ambos (ouviu-se desde Chet Baker a Jamie Lidell...)
Mal se ligam os instrumentos discorrem acordes soltos do Pedro Renato em toada de bossa mesmo numa guitarra electrica que Ernesto acompanha com Micro e Vocoder numa letra de improviso.Meia hora depois Pedro Renato lança-se a um tema quase de embalar e Ernesto pergunta se pode cantar em sueco. Pedro Renato sorri e acena que sim mas adverte... "esta é para hammond!".
Hoje o Filipe Costa junta-se pela calada da noite.
Amanhã ninguém sabe (nem eles) o que pode acontecer.
Podemos estar certos duma coisa: Sexta feira à noite vai haver um momento único e memorável.

O primeiro encontro

O Concerto



ERNESTO vs PEDRO RENATO @TAGV COIMBRA 6a 3 MARÇO 21h30
Concerto Comemorativo dos 20 Anos da Rádio Universidade de CoimbraA Rádio Universidade lançou o desafio ao sueco Ernesto para vir até Coimbra e durante uma semana trabalhar com um músico português para juntos apresentarem um espectáculo único onde recriam temas do sueco de «A New Blues», trabalham em inéditos concebidos nesse tempo e reciclam clássicos com novas roupagens. O desafio foi prontamente aceite e é com um orgulho desmedido que a Rádio Universidade de Coimbra apresenta um momento único: Ernesto vs Pedro Renato, 3 de Março, no TAGV.
ERNESTO Jonatan Bäckelie Terris, sueco que reparte o seu tempo entre Gotemburgo e Birmingham, depois de estudar música anos a fio deu os primeiros passos na música de dança e acabou por lancar vários ep's e ser requisitado por projectos como os Beanfield, Stateless ou Swell Session (todos da Compost Records) e acompanhou nomes como Yukihiro Fukutomi ou os Plej (de quem se tornou uma voz carismática que chegou mesmo a ser ouvida na série de Culto Six Feet Under – Sete Palmos de Terra). Em 2005 lança o seu primeiro grande projecto «A New Blues» pela editora londrina Exceptional Records. Neste disco cruza a música negra com a electrónica duma forma absolutamente impressionante, mostrando a sua paixão pelo que de melhor foi feito nos seus formatos clássicos e a sua atenção ao que de melhor se vai fazendo no campo da música electrónica. Blues, Soul e Gospel partilham o espaço do formato canção com a electrónica ora formatada ora minimalista.
PEDRO RENATO Músico de Coimbra que desde há 10 anos lidera os Belle Chase Hotel, Pedro Renato mantém ainda o projecto (sobretudo dedicado a bandas sonoras originais) Azembla's Quartet e nos últimos tempos tem produzido discos como os de Danae e Boitezuleika ou os novos e ainda prestes a sair «Ellas» e «António Olaio & João Taborda». Versátil instrumentista e melómano por convicção, Pedro Renato dispensa grandes apresentações e é um dos raros casos de criatividade associada ao extremo bom gosto.
RÁDIO UNIVERSIDADE DE COIMBRA A RUC é uma secção cultural sem fins lucrativos da Associação Académica de Coimbra - a mais antiga associação de estudantes do país - funcionando como escola de rádio aberta aos estudantes da Universidade de Coimbra desde os anos 20, na altura sob o nome «Centro Experimental de Rádio». A partir de 1986 é também um dos órgãos de comunicação social oficiais de Portugal, tendo-lhe nessa altura sido atribuído em concurso público o alvará de rádio local. Para além de assegurar uma emissão contínua em 107.9 FM na região centro do país, a RUC está igualmente disponível através da Internet no endereço www.ruc.pt. Apostando sobretudo numa programação alternativa por excelência, a RUC empenha-se também na promoção e organização de eventos musicais e culturais. Nos últimos anos, foi responsável pela presença em Portugal de nomes como Pascal Comelade, John Zorn, Carl Hancock Rux, Perry Blake, Blixa Bargeld, Calvin Johnson, Stereo Total, Zita Swoon, Françoiz Breut, Bastien Lallemant, entre outros. Muitos deles em concertos únicos e inéditos no nosso país. Nas comemorações do seu 20º aniversário enquanto rádio local (01 Março 2006), a RUC apresenta Ernesto e Pedro Renato num concerto único, integrado ainda na 8ª Semana Cultural da Universidade de Coimbra.
BILHETEIRA DO TAGV – Reservas pelo telefone 239 855 636 (horário 17-22h)
PREÇO: 10 EUR (bilhete normal) 7,5 EUR (estudantes)
CRÍTICA AO DISCO DE ERNESTO,
FOTOS DE ERNESTO:
INFORMAÇÕES:
Rádio Universidade de Coimbra
Apartado 1178,
3001-501 Coimbra,
PORTUGAL
FAX +351 239 835 446 TEL +351 239 410 410
Horário de Secretaria: 2ª - 6ª / 10-13h e 17-19h
Email: secretaria@ruc.pt http://www.ruc.pt/
SPOTS PROMOCIONAIS