Estou apaixonado...


David Byrne no seu melhor...

Ena Pá


" A Luta Continua" marca o regresso dos Ena Pá 2000 aos escaarates.
Dividindo opiniões e assumindo uma maior aproximação ao universo dos Irmãos Catita, o rock deixa de ser o prato forte e as melodias mais trabalhadas assumem um protagonismo nunca visto num disco que, não deixando de ter a marca "Ena Pá 2000", mostra uma produção e composição bem mais cuidada.
As letras ... enfim ... rimas fáceis e provocações várias, o líbido é levado em ombros. Não se esperava outra coisa.

Suor e Fantasia, Rumba dos Inadaptados e "Exílio"


Eis que JP Simões volta a dar sinais de vida e surge com o também elemento dos Belle Chase Hotel Sérgio Costa e mais quatro amigos.
Sob a forma de sexteto e designado por quinteto TATI, agendaram para o próximo dia 30 de Março (terça feira) uma primeira audição pública (no Café Diário do Bairro Alto) do seu disco de estreia "Exílio".
Entretanto começam a circular os dois primeiros temas disponíveis para promoção e, se dúvidas havia, JP tem uma das melhores vozes nacionais e Sérgio Costa é um músico inspiradíssimo.
Cambaleando, em português de portugal, numa auto-estrada lírica que, apesar de todas as especificidades irónicas e poéticas dos temas escritos para os dois discos anteriores da banda de Coimbra, se aventura mais no caminho de autores como Chico Buarque ou Sérgio Godinho e numa base musical que, apesar de se distanciar q.b. dos Belle Chase Hotel, recupera o espólio jazzístico com um apurado sentido pop.
"Exilio" vai ser um disco maior.
Fazer canções destas não está ao alcance de todos.
"...Quem julga que é fácil experimente levitar sobre o Tejo..."

O reverendo

Sábado estive perto do sonho.
Reverend Vince Andreson na sua magnífica aparição pelo Teatro Académico de Gil Vicente , em Coimbra, levou o Festival Internacional de Blues a um ponto altíssimo.
Nunca na vida tive oportunidade de assistir in loco a um concerto de Tom Waits e, visto que já nunca vou poder assistir a um de Serge Gainsbourg, a miragem de ver Waits ao vivo é razão para sonhar alto ... atrevo-me a dizer ... várias vezes ao dia.
a voz, o piano, a forma de estender a mão direita e mexer os dedos enquanto a esquerda repenica o piano ao sabor da históri meia improvisada, aqui e ali interrompida pelo público com uma boca que merece pronta resposta.
as baladas ao piano, o desajeitar a cabeça, contorcendo-a e fechando os olhos.
O timbre...
Apesar da sua singularidade no que toca às letras (segundo rezam as crónicas esteve mesmo prestes a tornar-se reverendo e decidiu começar a pregar nos bares enqunto fazia concertos), Reverend Vince Andreson esteve tão perto da caricatura de waits e, ao mesmo tempo, com tamanha peculiaridade numa actuação/celebração/culto que me deixou sem quaisquer palavras.
rendido.
pura e simplesmente.

Brasil

Como contar a história da música brasileira a quem mal a conhece?
Foi esta a odisseia que me encomendaram de um dia para um outro, mas para... cassete... (provavelmente já não gravava uma cassete há uma boa década).
Nestas duas horas que me levam até ao mais profundo dos sonos vou poder voltar a coordenar o play e o rec e pause daqueles botões, no mínimo nostálgicos com direito a clique.
Quanto à compilação...

Brazil pelos Shadows
Meu caro amigo José de Rita Lee (Build Up)
Beatriz de Chico Buarque
Construção de Chico Buarque
Casa no Campo de Elis Regina
Baby dos Mutantes
Taí por Tom Zé
Maracatu Atómico - Chico Cience & Nação Zumbi
Aquele abraço de Gilberto Gil
depois jobim e vinicius ... um tema de cada um com o leitor em shuffle.

...será que vou precisar de rebobinar a fita com uma caneta? Será que se vão perceber os cortes e as pausas?
já me tinha esquecido do que era gravar uma cassete.

All that jazz


No passado fim de semana finalmente encontrei (a um convidativo nice price) a banda sonora absolutamente genial de um filme idem idem aspas aspas.
O final apoteótico e, no entanto, resignado do anti-herói na interpretação de "Bye Bye life" deve ser um dos momentos cinematográficos que mais me marcaram.
Lembro-me que era um puto agarrado ao pequeno ecrâ quando, a horas tardias, vi pela primeira vez este filme de Bob Fosse.
O leitor de cd só deixou de rodar exclusivamente sons e musicas do filme porque ontem o Blitz oferecia um cd com o novo single de Mão Morta lá pelo meio...
É tudo uma questão de estilo.
All That Jazz...

ecos

O irrequito Chilly "Entertainist" Gonzales vai ao Lux no dia 29 de Abril.

Mirah, P.J. Harvey e Sonic Youth estão preparadíssimos para lançar novos trabalhos.

Steve Mackay (saxofonista dos Stooges, Violent Femmes e colaborador dos Residents) e o seu Radom Ensemble vai acompanhar os Mécanosphère na sua digressão nacional em Abril (dia 1 no Santiago Alquimista, dia 2 no Mercedes e dia 3 em Leiria, no Auditório municipal do Mercado de Sant'ana)

To hell with you, i'll made my own people

é o nome do último disco de Jack Plack

Lançado pela One Little Indian, este registo consegue tocar géneros tão tradicionais como o soul e gospell e aventurar-se por novos caminhos bem mais dançáveis e facilmente conotados com as ditas "novas tendências".
Com excertos vocais samplados que roçam o sublime e ambientes ora melancólicos, ora frenéticos, Jack Plack constrói as suas próprias pessoas a partir de matérias primas recicladas com o selo de qualidade garantida.
Uma das grandes surpresas do ano.

Covers (1 tripla, 3 apostas)

Caudine Longet

Axel Boys Quartet

Richard Cheese


uma semana com poucas horas

Aquela que agora acabou de passar.
Uma daquelas semanas que apesar de custar a passar se esquece num instante.
No entanto, porém, todavia, contudo, o Chico Buarque volta à minha mesinha de cabeceira com o livro "Budapeste", o Tom Waits volta ao leitor de cd e o John Cleese à TV (via dvd), se em relação aos últimos nada de novo, Chico surpreende com o seu novo livro; não deve ser novidade nenhuma que esteja a escrever melhor do que nunca, mas o salto qualitativo reconhecido por quase todos em relação e este seu novo livro é por demais evidente.
Eu Budapesto!

estou curioso para me sentar no cinema...


barman


O recente disco ao vivo de Tom Barman oferece-nos algumas preciosidades que, confesso, fizeram passar bem mais depressa uma viagem na auto-estrada.
Covers para dar e vender, JJ Cale, Nick Drake, Serge Gainsbourg, Captain Beefheart, ... e, obviamente, grandes temas dos dEUS.
Como extra, um SACD com seis momentos bem superiores ao primeiro disco.
Tenho saudades de ver os dEUS ao vivo. Lembrei-me de momentos mágicos na Aula Magna.

The artist


Vai lançar um novo disco.
Ofereceu-o a todas as editoras, quer que elas se juntem à mesa e negoceiem quotas de mercado entre elas, mas que todas distribuam o disco.
Já garantiu que quem comprar um bilhete para um concerto seu tem direito a fazer o download do disco.
... o que é que acontece quando duas boas ideias aparecem de mãos dadas?
Infelizmente receio que alguma delas possa ficar pelo caminho...e suspeito que seja a primeira.

parabéns a você...

A Rádio Universidade de Coimbra sopra hoje as 18 velas da maioridade.
Ontem, aliás, hoje (começou às 0h) deleciei-me a ouvir o especial dedicado aos óscares.
Durante o dia uma emissão especial a recuparar testemunhos e momentos significativos de uma vida que já era maior antes de o ser.
Na próxima sexta, no Teatro Académico de Gil Vicente, a partir das 21.30 Paulo Lima, Ricardo Seiça e Ricardo Fernandes ("Estica" para os amigos) levam a cena uma peça em 18 actos, un ommagio com filme, gestos e sons concebidos pelos próprios.
Logo a seguir, os Wray Gunn de Paulo Furtado e companhia apresentam o seu novo disco.
Parabéns a todos.